Aula - 27/09/09 - Tema: SANTIFICAÇÃO AO SEU ALCANCE.

(Extraído)
.
“Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem. Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço. Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim. Acho então esta lei em mim, que, quando quero fazer o bem, o mal está comigo”. (Romanos 7.18-21)
.
Uma pergunta frequente é: Como lidar com um "hábito pecaminoso", com o "ciclo pecado-arrependimento-pecado"? Mude o padrão "pecado-arrependimento" redirecionando o foco.
.
Algumas vezes, nos tornamos nosso pior inimigo. Quanto mais olhamos para o que não devemos fazer, mais nos sentimos tentados e seduzidos a fazê-lo. Se você entrar em um "cabo de guerra" contra Satanás, irá perder! Portanto, a resposta é: fuja do pecado! Recuse-se a jogar esse jogo.
.
Há quatro caminhos para mudar seu jeito de pensar:
.
1. ADORAÇÃO
Adoração é um ato de engrandecer a Deus. Toda vez que engrandece Deus, você diminui o poder do mal sobre a sua vida. Aproxime-se de Deus e Ele se aproximará de você (Tg 4.8).
.
2. SAÍDA RADICAL (Mt 6.29-30)
Cortar fora a sua mão direita? Isso não é um pouco radical? Obviamente, Jesus não está falando literalmente aqui. Ele está dizendo para você fazer o que for necessário para tirar o pecado de sua vida. Por exemplo: bons conselheiros cristãos instruem aqueles que cometem adultério a romper com o relacionamento e cortar todo o contato. Mesmo que isso signifique mudar de emprego, de igreja ou de cidade. Por quê? Porque para quebrar um padrão de pecado você tem que sempre "romper radicalmente" com a situação ou com as circunstâncias que o fazem tropeçar.
.
3. FALE A VERDADE, PRESTE CONTAS A OUTRA PESSOA
Esse é o passo que nenhum de nós quer dar. É o passo mais poderoso para mudar sua vida.
.
4. FIDELIDADE AO LONGO DO TEMPO
Não fique desanimado se você não sentir uma mudança imediata. Pense nisto como equilibrar uma balança. Quanto mais peso você coloca no lado positivo, mais rápido a escala vira.
.
Um livro muito interessante sobre o assunto é Santidade ao Seu Alcance, de Ivênio dos Santos. Vale a pena ler!
.
.
FUNDAMENTOS, DISCIPULADO COM PROPÓSITOS (Edição do professor),
de Tom Holaday e Kay Warren.

O Namoro Cristão.

O namoro cristão é uma preparação. Um período extremamente importante na vida de dois jovens cristãos.
Embora o desejo seja que ambos se tornem íntimos em seu relacionamento, isso não quer dizer liberdade no aspecto físico e muito menos liberdade sexual entre o casal de namorados.
A relação sexual está destinada a ser desfrutada apenas...

Fidelidade

Silas sempre foi um garoto exemplar, amável e dedicado a tudo que faz. Agora que casou, não poderia ser diferente: um esposo exemplar! Sua esposa, Beatriz, uma garota que viveu exatamente o lado oposto, sempre arrumando brigas na escola por outros meninos, saía para baladas, às vezes bebia e nunca estava satisfeita.
Um belo dia, os dois se [...]

Sobre a nossa ENQUETE (AGO.09)

- O que pode fazer com que uma música seja classificada como “secular”?

Literalmente falando, música secular seria uma música do nosso tempo (do nosso século).
O uso que se faz desta expressão (música secular), parece ter mais o sentido de profana.
Em contrastes com a "sagrada", a música "profana” seria o outro lado.
Mas a pergunta permaneceria: O que faz uma música ser classificada como profana?
Literalmente seria aquela que ao invés de afamar, elogiar, honrar Deus, ela profana o Senhor.
Toda música que não honre a Deus será uma música profana.
Assim eu entendo que a maioria das músicas evangélicas ou cristãs honra a Deus.
Mas há também música evangélica que profana...
Assim também muitas músicas feitas fora do contexto evangélico... profanam.
Por isso, é a letra da música ou a literatura em que ela se inspira que vai determinar se ela honra ou profana o Senhor.
Desta forma, devemos consumir apenas o que honre a Deus.
Pois tudo que o crente faz deve glorificar a Deus. "Tudo quanto fizerem por palavras ou por obras, fazei em nome do Senhor Jesus, dando por ele glórias a Deus o Pai."
Então, usando nossa consciência crítica, devemos discernir o que honra e o que não honra a Deus.

Lécio Dornas.

O MINI-CONGRESSO DE EVANGELISMO.

O Mini-Congresso de Evangelismo que aconteceu no último dia 29 de agosto, contou com a participação de pessoas de muita experiência na área. Uma delas foi a nossa conhecida irmã Eliete Moraes, diretora do Projeto Recriar que trabalha com a recuperação de crianças e adolescentes em risco. Contamos também com a presença dos jovens Marcus e Juliana, integrantes do Ministério Alfa e Ômega, ministério este, bastante conhecido pelo trabalho notório em universidades de todo o Brasil. Ainda esteve conosco o missionário Andrei Frias da Cruzada Estudantil e Profissional para Cristo. Além dos congressistas e lideres da juventude de nossa igreja.

O Mini-Congresso teve inicio às 14h com o tema EVANGELISMO NO AMBIENTE ESTUDANTIL ministrado por Marcus Vinicius nos ensinando como vencer o desafio de viver e compartilhar Cristo na universidade.
Clique aqui e leia os pontos mais interessantes aplicados pelo ministério Alfa e Ômega e que, com certeza dará certo com jovens da Dois de Julho.

Não obstante, após 2 horas foi a vez de o missionário Andrei Frias nos treinar sobre o EVANGELISMO NO AMBIENTE DE TRABALHO.
Veja aqui como podemos testemunhar de Cristo para nossos colegas de trabalho, e como conjugar profissionalismo com a Grande Comissão?

Após a apresentação destes textos, vale ressaltar duas das muitas frases que, tanto o Andrei quanto o Marcus fizeram questão de comentar:

“Pôr os pés em lugares que não são santos, passam a ser santos se realmente você for um Santo de Deus naquele lugar”.

“O sal não deve somente constar num lugar para que dê o gosto essencial, ele deve estar junto e misturado. Não adianta colocar o sal numa panela e deixá-lo separado, porque se o sal não estiver misturado ele não dará o sabor devido”.

...E após as 16h30min a irmã Eliete começou a falar. De forma muito interessante, retratou casos de vida que foram de extremo alarme, como o de ter uma arma apontada por três vezes em sua direção(...). A irmã Eliete nos passou uma grande certeza de que não adianta temer, pois se Deus é por nós, ninguém será contra nós.
Ela citou também por várias vezes a localização geográfica da nossa amada igreja (Centro Histórico). Um ponto culminante onde a força maior ainda está na prostituição, no tráfico de drogas, assassinatos, assaltos e homossexualismo. Ela ressaltou ainda de forma bastante convicta que todos nós ainda temos muito que fazer no Centro da nossa cidade.
Em suas falações, para entendermos melhor, fomos convocados a ler trechos da palavra do Senhor sobre: A Mulher Samaritana (João 4), Os Escribas e Fariseus (Mateus 23), O Cego de Jericó (Marcos 10.46), e O Leproso de Cafarnaum (Marcos 1.40).

Bom... Para quem esteve presente neste excelente Mini-Congresso, que como vocês acabaram de ler detalhadamente, teve uma grande qualidade em seu conteúdo geral. Foi verdadeiramente muito proveitoso. E para quem esteve ausente, ainda bem que existe este blog, não é? Rsrsrs...
Mas, fique sabendo:
O Ministério Jovem adverte: não perca mais nenhum evento realizado pela nossa juventude. Participando, você só tem a ganhar... e ganhar para Cristo. Lembre-se disso!

Deus te abençoe.

Luciano Barreto.
Meu contato

Related Posts with Thumbnails